
Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Uma das dimensões fundamentais do ato de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizá-las numa síntese coerente, mesmo que momentânea, compreendê-las. Compreender é organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para superá-la, para modificá-la, para avançar para novas sínteses, outros momentos e formas de compreensão. Para isso, o professor precisa questionar, criar tensões produtivas e provocar o nível da compreensão existente.
2 comentários:
Me identifiquei muito com esse texto e chamo isso de "rebolar" hoje em dia os prefessores tem que rebolar para dar aula, além de estar preparado para as situações mais inusitadas possíveis.
Concordo com a Isabel, mas acredito que essa turma está fazendo seu papel: tentar novas possibilidades. Parabéns pelo Blog, continue essa produção.
Postar um comentário