terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias



A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas. Os professores, em qualquer curso presencial, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula melhor equipada e com atividades diferentes. Em alguns momentos o professor leva seus alunos ao laboratório conectado à Internet para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias (segundo espaço). Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet, o que permite diminuir o número de aulas e continuar aprendendo juntos a distância (terceiro espaço). Os cursos precisam prever espaços e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de inserção em ambientes profissionais e informais em todas as matérias e ao longo de todos os anos (quarto espaço). Uma das tarefas mais importantes das universidades, escolas e secretarias de educação hoje é planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora esses espaços e tempos.


3 comentários:

NAIRACUNHA disse...

Concordo totalmente com a opinião de precisamos de salas de informática mais bem equpadas e de que os profissionais da educação precisam estar cada vez mais se capacitando e inserindo as mídias no contexto trabalho com seus alunos. Precisamos acordar e etender o lado facilitador e positivo que a informática tem para auxiliar na educação de forma inovadora .

Marcelo Cardoso disse...

Nós professores, que somos formadores de opinião, não podemos ficar a margem dessa relação tecnologia e educação. Também não podemos encarar o uso tecnologico na escola como uma coisa ruim, que poderá, num futuro breve, como tantos dizem, substituir o professor. É preciso sim, direcionar a tecnologia para a atividade fim da educação, qual seja: a formação educacional e cidadã de nossos alunos. Valeu Ronald, um abraço. Marcelo Cardoso

Marcelo Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.